Um cliente do setor de bebidas nos propôs um desafio: contribuir para o relançamento de seu aplicativo de compras B2B.
Embora o desenvolvimento do app tenha sido realizado por uma empresa parceira, fomos responsáveis por aplicar nossa expertise em UX para identificar oportunidades de otimização e aprimorar seu desempenho.
O principal objetivo era impulsionar a adesão de novos clientes e aumentar o engajamento dos usuários já ativos, tornando o aplicativo mais eficiente e atrativo.
Desafio e estratégias de UX
O produto do cliente tinha um grande potencial, assim como a solução desenvolvida para o público B2B. No entanto, alguns pontos precisavam ser aprimorados para a segunda versão, garantindo uma experiência ainda mais eficiente e atrativa.
Entendo o público do aplicativo
O primeiro passo foi analisar os diferentes perfis de usuários e avaliar sua maturidade digital para o uso do aplicativo. Quais eram os diferenciais em soluções que o app oferece, bem como os principais desafios e pontos de atrito que dificultavam sua reutilização.
Por se tratar de um aplicativo voltado para clientes B2B, o contexto era bem distinto do de compras B2C. O processo de venda envolvia etapas adicionais e exigia informações específicas já no cadastro inicial, tornando a experiência mais complexa do que a de um consumidor final.
Em seguida, aprofundamos nossa análise na jornada do usuário. Realizamos uma imersão com testes e sessões de aprendizado para mapear os principais gaps na experiência do aplicativo.
Além disso, examinamos as reclamações mais recorrentes dos usuários, extraindo insights valiosos que serviram de base para direcionar nossa consultoria e propor melhorias estratégicas para o projeto.
Entendendo a visão de cada pessoa do projeto
Outro ponto importante foi coletar quais eram as principais percepções de diferentes áreas do cliente sobre o aplicativo. Buscamos entender quais eram as dificuldades enfrentadas e quais eram os problemas na visão de cada equipe envolvida.
Entendendo o fluxo do usuário pelo aplicativo
Para obter uma visão mais clara e objetiva do fluxo do usuário no aplicativo, fizemos o primeiro exercício de mapeamento do fluxo de cadastro com um diagrama user flow. O diagrama mapeia toda a experiência do usuário, desde o ponto de acesso inicial até a última interação, detalhando cada etapa ao longo do caminho.
O processo de cadastro era altamente complexo e com diversos fatores que contribuíram para deixar a primeira etapa da experiência mais cansativa e com maior probabilidade de abandono.
Ao ter a visão mais clara do fluxo percorrido pelo usuário em um nível mais granular, o cliente pode entender por meio dessa ótica quais eram essas dificuldades que o usuário encontrava ao utilizar o aplicativo.

Novo fluxo novas facilidades
Com o fluxo concentrado em um micro momento – a etapa de cadastro no aplicativo – estruturamos esse processo de forma clara e objetiva, destacando cada etapa que o usuário deveria seguir. Organizamos e preparamos as informações para garantir total visibilidade, facilitando a navegação e aprimorando a experiência.
Ajustes finos: correção de campos dos formulário e ícones universais
Outros aspectos essenciais incluíram correções de campos dos formulários para torná-los mais intuitivos e a padronização dos ícones com símbolos universais para facilitar o entendimento e ações que o aplicativo pode oferecer.
Os ajustes no fluxo inicial, recomendados pelo nosso trabalho de UX, não apenas otimizaram a usabilidade do aplicativo, mas também aumentaram o volume de compras por meio desse canal.
Quais foram os resultados do trabalho de UX
O trabalho realizado por todos envolvidos no projeto tiveram resultados sólidos e muito positivos para o negócio do cliente.
A consultoria não só melhorou a qualidade em novos cadastros como aumentou os pedidos através do aplicativo.