Search Engine Optimization: 6 passos para planejar sua estratégia de SEO

Em SEO, ter uma estratégia planejada é de vital importância para alcançar um bom ranqueamento.

Se você quer ganhar mais destaque na pesquisa orgânica, precisa começar a planejar suas ações para melhorar o posicionamento da sua página ou a do seu cliente. E, apesar de não existir receita pronta para planejar suas estratégias de SEO, saber alguns dos passos que você pode seguir para otimizar suas buscas vai te ajudar a ganhar tempo na hora de executar seu planejamento.

Neste artigo, resolvi colocar alguns pontos que considero importantes para se ter um guia e planejamento de SEO. Fique à vontade para usar o que achar que faz sentido para a sua estratégia.

  1. Tenha um briefing antes de começar seu trabalho
    Ter um documento com os objetivos do projeto servirá de insumo para o primeiro direcionamento do seu planejamento. Como dica extra, tente colocar as principais perguntas para que o seu cliente possa responder. Aqui vão algumas sugestões:
  • Quais palavras-chave você considera importantes para o seu negócio?
  • Quais são os seus principais concorrentes diretos e indiretos?
  • Quais são as categorias ou páginas do site que você quer ter foco no início do trabalho?
  • Para quais páginas ou produtos você deseja ter um melhor posicionamento?
  • Quais datas sazonais são importantes para o seu negócio?
  • Quais são as suas expectativas: ter mais acessos, vender, gerar novos leads ou posicionamento de branding?

2. Não se esqueça da pesquisa de palavras-chave
Aqui entra uma das principais estratégias para o planejamento do seu projeto. Veja quais são as oportunidades para atrair mais tráfego para o site do seu cliente e saiba quais palavras-chave são importantes para o negócio dele. As ferramentas que utilizo geralmente são: SEMrush, pesquisa do Google, Google Trends, Answer The Public, Google Analytics e Google Search Console.

Outra oportunidade aqui é ter a visibilidade de quais palavras-chave os concorrentes estão trabalhando e quais são suas fraquezas. Utilize essa etapa para conversar com outras frentes envolvidas, como o pessoal responsável pelas campanhas pagas de Google Ads.

  1. Faça um checklist
    Primeiro, faça uma navegação e tente ver com os olhos do usuário, testando o site e navegando por todas as páginas. Se seu site for um e-commerce, por exemplo, faça uma compra teste e tente entender não só com os olhos de SEO, mas com a experiência do usuário (user experience ou UX).

Somente depois de ter feito isso, parta para ferramentas de auditorias para angariar os principais erros e possíveis correções no seu site. Utilize esta etapa para verificar não só o desktop, mas priorizando principalmente o checklist via mobile. Aproveite também essa etapa para fazer anotações. Mesmo os pontos mais simples podem criar ótimas oportunidades para melhoria do projeto.

Utilize esse momento para checar:

  • Title tags, que são responsáveis por exibir informações da sua página na pesquisa;
  • Links internos, responsáveis por facilitar a navegação e rastreamento do seu site;
  • Estrutura de URL, que mostra quais informações da sua página estão presentes na URL;
  • Conteúdo, ou seja, quais páginas possuem conteúdo, quais páginas não possuem;
  • Imagens, com o tamanho do arquivo das minhas imagens;
  • Experiência do usuário (UX), olhando para a navegação do site;
  • Velocidade do tempo de carregamento, ou seja, quanto tempo em média minha página leva para ser exibida.

4. Audite seu checklist de SEO
Use o checklist para determinar quais são os itens prioritários que devem começar. Minha sugestão é que você separe esses itens em três “camadas” e sinalize em vermelho, amarelo e verde, que vão representar o nível de prioridade 1, 2 e 3.

Independente do sistema de classificação que você criar, tente estabelecer de onde irá partir e quais são os pontos mais urgentes para serem sanados dentro do site. Costumo utilizar esse momento para, primeiro, enviar as recomendações de correções mais fáceis que geralmente não oneram tanto o time de desenvolvimento. Porém, caso existam correções mais urgentes, use o bom senso para priorizá-las.

  1. Tenha um cronograma das ações para o projeto
    Ao ter um projeto de SEO nas mãos, muitas vezes é difícil de mostrar para o cliente como serão tratadas ou sanadas as principais deficiências que um site possa ter, por isso, comece a planejar as ações.

Após ter todos os principais dados sobre o site, como estudo do briefing, checklist, auditoria do site, pesquisa de palavras-chave e necessidades do seu cliente, estabeleça o seu cronograma de ações ou roadmap de cada etapa.

  1. Reveja seu planejamento
    Por fim, tente sempre rever seu planejamento, saiba quais foram os aprendizados, o que deu certo, o que deu errado e o que poderia ser refeito. Há sempre ótimas oportunidades para melhorar, use a criatividade!

Como havia citado logo no começo do artigo, há diversas formas de realizar o seu planejamento ou adaptá-lo de acordo com a necessidade do seu projeto. É claro que há sempre mais passos que você poderá tomar, mas é sempre bom ter um primeiro direcionamento.

Lembre-se que é importante ter um roteiro de como seguir com pequenos, médios e, principalmente, grandes projetos de SEO.

Artigo publicado originalmente em: Convert Performa Setembro 23

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