IA diferencial competitivo. Como impulsionamos nossos negócios nas de buscas das IAs

Como impulsionar o seu negócio nas buscas feitas por IA, como ChatGPT, Google Gemini e outras ferramentas

O uso de inteligências artificiais como assistentes pessoais está cada vez mais presente no dia a dia dos usuários, seja para tirar dúvidas do cotidiano, seja para pesquisas mais profundas. O fato é que o comportamento mudou: as pessoas estão mais conectadas com as IAs e habituadas a interagir diretamente com elas.

Outra grande mudança no cenário digital é a mediação feita pelas IAs. Antes, os usuários navegavam pelos resultados tradicionais (como a SERP do Google), avaliavam os links disponíveis e decidiam onde clicar. Agora, fazem perguntas diretamente para as IAs e recebem respostas prontas, baseadas em múltiplas fontes. Isso muda a lógica da descoberta de conteúdo e exige novas estratégias para que sua marca seja encontrada nesse novo ecossistema.

Abaixo um pequeno contexto sobre as características entre SEO tradicional e AEO (GEO) Generative Engine Optimization).

Característica SEO Tradicional Google (GEO)  Generative Engine Optimization)
Objetivo Ranquear nos resultados de busca (SERPs)Ser citado como resposta direta por IAs 
Formato de ConteúdoPáginas otimizadas com palavras-chave e estrutura HTMLConteúdo claro, factual e estruturado para fácil interpretação por LLMs
Marcação de Dados (Schema.org)Ajuda nos rich snippets e destaque em SERPsAjudar as IAs a entenderem melhor os dados estruturados
Canal de DistribuiçãoGoogle, Bing, Yahoo etc.ChatGPT, Gemini, Copilot, Perplexity, assistentes virtuais
IndexaçãoRobôs rastreiam, indexam e ranqueiamLLMs leem, interpretam e memoram conteúdo em embeddings
Medição de SucessoPosição na SERP, CTR, tráfego orgânicoCitações por IA, respostas geradas, tráfego referenciado por IA
(comparativo entre SEO tradicional e GEO)

Cenário atual das buscas orgânicas

Quando analisamos os resultados nas buscas do Google, também é possível notar já a um tempo a mudança significativa em relação ao comportamento de clique. As respostas estão cada vez mais integradas à própria interface de pesquisa, oferecendo ao usuário a informação desejada de forma imediata. Com isso, métricas tradicionais de SEO como impressões,  cliques, classificações e links — tornam-se, ao menos por enquanto, limitadas no contexto das IAs generativas.

Como a minha marca pode ser relevante em uma consulta feita dentro de uma IA?

O primeiro passo é entender o contexto. As IAs precisam de dados para entregar respostas aos usuários a partir de prompts. Em outras palavras, os buscadores das IAs precisam ser alimentados com informações — que são coletadas, processadas e organizadas — antes que possam ser exibidas como resposta a uma solicitação. Além disso elas podem ser carregadas com base de informações de um certo período de tempo, como versões 1. 2 .3. As IAs não indexam ou recuperam páginas inteiras, elas dividem o conteúdo em passagens ou “chunks” e recuperam os segmentos mais relevantes para o resumo das informações. 

Se no passado, as estratégias de otimização se baseavam em criar conteúdo para uma página, esperar que o Google ou outro buscador indexarem e mostrasse esse conteúdo para que as palavras-chave fossem compatíveis com a consulta do usuário. Além disso, ainda era preciso competir com blocos de anúncios acima dos resultados orgânicos. Que tiveram diversas novas  features para atrair ainda mais os cliques. Sobressair nesse cenário exigia — e ainda exige — foco e persistência a longo prazo.

Hoje o cenário é outro. Com as IAs generativas, houve uma mudança significativa: esse novo canal de exibição pode citar o seu conteúdo por meio dessa intermediação usuário e IA, ou seja, agora seu conteúdo é recuperado, compreendido e montado para responder a um prompt. 

Como tornar minha marca o mais promptable possível para as IAs?

Os sistemas de IAs generativas não precisam, necessariamente, que sua página apareça em uma lista de links. Primeiro, seu conteúdo precisa ter uma estrutura minimamente rastreável, bem organizada e conter informações originais e qualificadas, capazes de corresponder ao prompt do usuário.

Dito isso, vamos às principais otimizações táticas que devem ser consideradas para que sua marca seja vista como referência pelas IAs generativas como ChatGPT, Gemini, entre outras e para que essas ferramentas encontrem o conteúdo do seu site com mais facilidade.

Estrutura semântica 

Utilize as boas práticas de HTML para estruturar corretamente os blocos de conteúdo das suas páginas. Use elementos como <h1>, <h2> e demais cabeçalhos de forma hierárquica, organizando as sessões de maneira lógica. Isso facilita a compreensão das informações tanto para os usuários quanto para os sistemas de IA e mecanismos de busca. 

Imagens e vídeos dê contexto a elas 

Tanto imagens, vídeos ou gráficos necessitam que tenham contexto correto em estrutura e informações para que as IAs possam escanear esse multimodal de conteúdos da sua marca. Por isso certifique-se que suas imagens e vídeos possuem crawlability tanto para os bots quanto para as IAs. Como incluir marcações corretas no HTML e textos alternativos. 

As IAs respondem perguntas 

Lembre-se de que o conteúdo sobre sua marca também deve esclarecer dúvidas comuns dos usuários.

Crie materiais que respondam de forma clara, específica e direta às perguntas que as pessoas costumam fazer sobre seu produto ou serviço. Quanto mais alinhado o conteúdo estiver à forma como os usuários formulam suas perguntas, maior a chance de ele ser utilizado por IAs em respostas geradas.

Invista em FAQ Perguntas Frequentes 

Como mencionado anteriormente, é importante considerar a formulação de perguntas diretas e simples.

Invista em seções de FAQ bem estruturadas nas suas páginas, com perguntas e respostas baseadas nas dúvidas reais dos seus usuários. Evite jargões e metáforas ou linguagem muito técnica para o usuário: quanto mais claro e objetivo for o conteúdo, melhor será a compreensão — tanto pelos usuários quanto pelas IAs.

Esse tipo de informação é especialmente valorizado por sistemas de IA, que priorizam respostas claras e precisas.

Utilize gatilhos de intenção de busca

Procure utilizar perguntas formatadas com gatilhos de intenção de busca informacional, como: “quando”, “por que”, “como”, “onde”, “aonde”, “qual/quais”, “o que”, entre outros.

Esse tipo de conteúdo, baseado nessas palavras, é valioso porque ajuda a segmentar as informações em respostas claras e objetivas para as IAs generativas.

Deixe sempre seu site rastreável 

Não importa se o seu site tem o melhor conteúdo ou as melhores respostas, se ele não for encontrado, indexability e crawlability são pontos  importantes para que seu conteúdo seja acessível para bots e IAs da mesma forma. 

Por isso, certifique-se de que o conteúdo esteja sempre disponível em HTML. Além disso, implemente tags estruturadas essenciais, como FAQPage, Article ou HowTo.

Esses pequenos fragmentos de código, quando incorporados ao conteúdo, o tornam mais visível — não apenas para as IAs, mas também para os mecanismos de busca do Google como um todo.

Trust and authority (confiança e autoridade)  

Os sinais de confiança e autoridade para os LLMs vão desde citações em diferentes fontes como fóruns, portais, Wikipedia, sites de notícias ou até outros espaços onde sua marca é mencionada.

Se sua marca aparece em contextos positivos e relevantes, ela tende a ser “vetorizada” junto a conceitos como inovação, velocidade e segurança. Isso também vale para o contrário, se a marca possui informações negativas esse conceito também vale para citações nas IAs. 

Construa links internos 

Páginas com dead-end content não são bem vistas, tanto pelos rastreadores quanto pelas IAs. Por isso, construa páginas que estimulem não apenas o rastreamento pelas IAs, mas também a navegação do usuário dentro do seu site.

Utilize links que criem conexões entre as páginas, como links contextuais que interliguem palavras relevantes e que direcionem para conteúdos relacionados, sitemaps de navegação e até mesmo glossários.

Essa estrutura facilita a navegabilidade do site como um todo e melhora a experiência do usuário.

Mantenha mensagens de marca consistentes em todos os canais de marketing

As IAs generativas utilizam diversas fontes para reunir informações, como fóruns, Wikipedia, redes sociais, entre outras. Por isso, manter a qualidade das informações e garantir que estejam alinhadas e atualizadas com a comunicação oficial da sua marca é indispensável para aumentar as chances de ela ser citada corretamente por esses sistemas.

Automação das IAs como facilitar minha produção de conteúdo?

É comum pensar que, com todas as informações disponíveis para as IAs, basta inserir algumas palavras-chave, pedir para que a IA gere um conteúdo, e pronto, esse mesmo conteúdo seria posteriormente reproduzido por outras IAs como resposta.

No entanto, conteúdos gerados unicamente por IA tendem a ter baixo valor agregado. Muitas vezes, carecem de qualidade, profundidade e nuances que apenas os humanos conseguem transmitir. Isso resulta em materiais genéricos e superficiais. Além disso, há o risco de desvalorização ou até desclassificação por parte de mecanismos de busca por conteúdo spam. 

Por isso, é essencial refletir: vale mais a pena apostar em uma produção escalável, porém rasa e pouco atrativa, ou investir em uma estratégia de conteúdo consistente, de alta qualidade, que fortaleça a sua marca no longo prazo?

As automações podem (e devem) ser usadas com inteligência — como apoio em revisões, organização de ideias ou mesmo para ajudar na construção de um storytelling mais envolvente.

Em resumo, as IAs chegaram para ficar, e seu papel é cada vez mais relevante como ferramentas que nos ajudam a responder perguntas, otimizar processos e potencializar a criação de conteúdo, sem abrir mão do olhar humano.

Orientações da Pesquisa Google sobre como usar conteúdo de IA generativa no seu site: Documentação Google

Ouça este artigo também em formato de podcast.


Sou Roberto Borba, publicitário de formação e apaixonado por marketing digital desde 2017. Hoje trabalho como gerente de SEO, ajudando marcas a crescerem através de dados, conteúdo e estratégias digitais. Fora do trabalho, me conecto à criatividade em outras linguagens: ilustração, pintura e tatuagem. Para sugestões: r.robertoborba@gmail.com


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